20 de jul. de 2011

Dia do Amigo

Amigos comemorando seu dia

Dia do Amigo é um evento aleatório que ocorre pelo menos trimestralmente, fruto de uma espécie de inconsciente coletivo.

Explicação psicanalítica

O pai da psicanálise (e de meia dúzia de meio-irmãos seus) continua argumentando que a "data" surgiu do medo que o homem primitivo sentia do grande universo que o circundava e que ele não podia dominar. De início não havia algo assim como escrúpulos morais. Mas visto que cada um queria seguir seus próprios desejos (instintos), houve luta entre os homens que queriam fazer as mesmas coisas. A bem da sobrevivência, os homens viram que era necessário conviver e cooperar uns com os outros. Estava constituída a noção de amigo, e com ela a paranóia cíclica da reafirmação de tal relação humana — sob imposição do super-ego (uma espécie de heroi egoista) de se "comemorar a data" a cada ciclo lunar, ou na pior das hipóteses, a cada intervalo entre equinócio e solstício. Um lance assim, meio que de instinto, saca?

Manifestações

As diversas manifestações referentes ao dia costumavam ser mais comedidas e menos frequentes antes da invensão da corrente de e-mail. Após a criação de tal arma é que se disceminou de forma viral o hábito de se parabenizar toda sua lista de contatos (cujos integrantes não se conhece um terço) com cartõezinhos virtuais, imagenzinhas delicadas, apresentações de slides, e outras meiguices.
Mais recentemente, com o boom das redes sociais, pode-se notar claramente a incoerência da comemoração da data. Faça você mesmo o teste: vá até o seu Orkut Novo Orkut e confira quantas vezes por ano recebe mensagens de "Feliz Dia do Amigo".
Alguns indivíduos mostram-se tão desejosos de demonstrar seu afeto por seus amigos que mal soam as doze badaladas da meia-noite do "dia que não é dia do amigo" para o "Dia do Amigo" e já disparam SMSs a toda sua lista de contatos com as felicitações. Tal atitude remete novamente à questão psiconeurológica levantada por Freud, lembrando em muito o uivar do lobo à lua cheia.


Mensagens manjadas que você receberá

"Querido amigo,
Se você fica feliz, eu também fico,
Se entristecer, também entristeço
Por favor, fique rico!
"Que nossa amizade seja como bunda
Merda nenhuma separe!
"

0 mil comentaram, comente você também!:

Postar um comentário

Tem uma opinião sobre a Desnotícia? fale antes que lhe censurem!